A Escola Municipal Apolonia Amorim foi inaugurada em 1949, na administração do prefeito Elpídio de Almeida, recebeu este nome em homenagem a uma professora, que foi a primeira a instalar uma escola de jardim de infância em Campina Grande.
O terreno, no qual foi construída a escola, pertencia ao Sr. Lula Cabral que vendeu por 6.000,00(seis mil cruzeiros) para a prefeitura municipal poder executar a obra.
As primeiras professoras da Escola foram Enedina Jordão, Maria das Dores Cardoso e Líbia Cardoso.
A Escola desde sua fundação teve várias administradoras, dentre elas a professora Lindalva Leal (década de 50 a 60), a professora Maria da Guia Maciel Alves (1972 a 1991), A professora Maria da Guia Albuquerque (novembro de 1991 a novembro de 2001).
Visando dinamizar a administração escolar das escolas municipais, ficou estabelecido que a partir de 2002, as escolas que atende ao ensino noturno passam a ter um diretor adjunto. Para o biênio de (2002 a 2004) foram eleitas a professora Josinete Dias de Araújo como diretora geral e a supervisora Maria Rodrigues como diretora adjunta, depois de decorrido um ano deste mandato à diretora adjunta Maria Rodrigues pediu afastamento da escola por motivos particulares e passando assim seu cargo, o cargo de diretora adjunta foi assumido pela professora Maria Angélica Cirne Diniz dos Santos. Com as mudanças no estatuto do servidor, o período de mandato foi ampliado para 3 anos. Para o triênio de (2003 a 2006) foram eleitas às professoras Josinete Dias de Araújo como diretora geral e Maria Rosinete Araújo Gonçalves como diretora adjunta. Para o mandato do triênio (2006 a 2009), foram eleitas a professora Maria Rosinete Araújo Gonçalves como diretora geral e a professora Maria Angélica Cirne Diniz dos Santos como diretora adjunta. Em dezembro de 2009, foram eleitas as novas gestoras que ficarão no triênio de 2010 a 2012, são elas Josinete Dias de Araújo como gestora geral e Maria Angélica Cirne Diniz dos Santos como gestora adjunta. O período dos mandatos sempre terminam em dezembro e o outro se inicia em dezembro do mesmo ano na data que finaliza o ano letivo, ou seja: em 31 de dezembro deve-se passar o cargo ao novo gestor(a)..
Em 24 de Maio de 1998 foi fundado o Conselho Escolar, composto por quinze membros escolhidos em assembléia, com o representante de todos os seguimentos que compõem a comunidade escolar( pais, alunos, professores, funcionários, diretoria e técnicos). Na ocasião fora eleita a professora Maria Angélica Cirne Diniz dos Santos para o cargo de presidente (1999 a 2001), em setembro de (2001 a 2003), foi eleita a professora Jandira Miranda de Lima, para o triênio de (2003 a 2006) a mesma professora foi reeleita, hoje o conselho é presidido pela orientadora educacional Rosilda Tolentino Leite eleita para o triênio (2006 a 2009),
Hoje o prédio desta escola é tombado como patrimônio histórico da cidade. Por este motivo ele não tem passado por reformas que altere a sua estrutura física, principalmente na fachada do prédio.
Faço parte desta história há 23 anos, tenho orgulho de ser educadora nesta escola.
ResponderExcluir